top of page

Símbolo da Psicanálise

Sobre a Psicanálise

 

 

                 O que é a Paicanálise?

 

 

O QUE É A PSICANÁLISE NA VISÃO DA SOBRAPP

 

 

Psicanálise é um método desenvolvido pelo médico neurologista alemão Sigmund Freud, para tratar de distúrbios psíquicos a partir da investigação do inconsciente. Freud buscava achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos ou histéricos.


Desde Freud, a psicanálise se desenvolveu de muitas maneiras e, atualmente, há diversas escolas. Costuma-se dizer que em Freud, temos o cérebro, a cabeça, a espinha dorsal da Psicanálise e, as demais escolas, representam as ramificações, vertebras desta espinha.


O método básico da Psicanálise é a interpretação da transferência e da resistência com a análise da livre associação. O analisado, numa postura relaxada, é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente. Sonhos, esperanças, desejos e fantasias são de interesse, como também as experiências vividas nos primeiros anos de vida em família.

 

Geralmente, o analista simplesmente escuta, fazendo comentários pontuando  material apresentado com o objetivo de levar ao analisando a desenvolver a catarse e chegar ao processo da elaboração. O objetivo é tornar consciente, os conteúdos reprimidos e recalcados. Escutando o analisado, o analista procura manter uma atitude empática de neutralidade, embora interacional e integrativa, pois ele não é um inativo no processo de analise, tendo assim uma postura de não-julgamento, visando a criar um ambiente seguro. Na verdade, é uma parceria entre o analisando e o analista, no curso da qual o primeiro se torna consciente da origem oculta de suas dificuldades.


Daí, concluímos que os fatores inconscientes são essenciais à constituição de uma boa saúde mental, estando presentes nas mais diversas e ricas expressões do ser humano. Entretanto, estes fatores inconscientes costumam ser a fonte de consideráveis sofrimentos e de infelicidade, podendo se manifestar na forma de sintomas reconhecíveis tais como: angústia, fobias, compulsões e sentimentos de vazio. Também estão presentes na raiz das perturbações na estruturação da personalidade, nas dificuldades de relacionamento no trabalho e/ou nos relacionamentos interpessoais e amorosos, assim como nos sintomas psicossomáticos, nas alterações do humor (depressão e euforia) e da autoestima.

 

Enquanto processo analítico (entendemos que a Psicanalise não é simplesmente uma terapia. Ela é muito mais do que isto. É um processo de análise, constitui-se do ato analítico. Daí dizer-se que o Sujeito está em análise e não simplesmente fazendo uma terapia), a Psicanálise é de inestimável ajuda para as pessoas em sofrimento psíquico. No curso de um tratamento psicanalítico intensivo, investiga-se a natureza das relações originárias da infância de cada indivíduo.

 

Estas são a matriz dos fatores inconscientes que constituem o que chamamos de mundo interno. À medida que este mundo interno fica disponível para experiências e explorações conjuntas entre analisando e analista, os aspectos inconscientes se tornam mais compreensíveis e podem ser trabalhados através da palavra, levando ao alívio dos sintomas e, principalmente, a profundas transformações emocionais.

 

O analista ajuda a organizar os conteúdos inconscientes conjuntamente com o analisando que, a partir daí, aprimora, corrige, rejeita e adiciona mais pensamentos e sentimentos.

 

A pessoa não precisa sentir necessidade de tratamento para obter benefícios com a investigação psicanalítica. O desejo de se conhecer melhor e de funcionar melhor no mundo podem ser motivações suficientes.

 

Um tratamento psicanalítico envolve sessões regulares de 45 ou 50 minutos, preferencialmente de duas a três vezes por semana, por tempo indeterminado.

 

A alta frequência e o tempo prolongado da terapia são condições importantes para o acesso ao inconsciente e para a modificação dos seus conteúdos.

 

Estudos tem demonstrado e comprovado, que o tratamento psicanalítico, desenvolvido através da experiência clínica, exerce o alívio do sofrimento, conhecimento da psique e transformações emocionais que levam a uma melhor qualidade na vida pessoal e de relacionamentos.

 

*Fontes de pesquisa: sbprj.org.br e abrafp.blogspot.com

 

Lázaro Tavares

Psicanalista / Analista Didata e Supervisor Clínico

 

 

 

bottom of page