top of page

Programa de Formação em Psicanálise

A SOBRAPP desenvolve uma Formação Psicanalítica sustentada fundamentalmente na Análise Pessoal dos postulantes para habilitá-los para a prática clínica.

 

O ensino é feito através da Teoria, da Técnica e da prática Psicanalíticas, bem como, em um estágio mais avançado, a Supervisão de casos e diálogos sobre situações clínicas integram esse processo formador.

Os Pilares da Formação em Psicanálise

Diretrizes para a Formação em Psicanálise

O primeiro requisito para participar da Formação Psicanalítica na Sociedade Brasileira de psicanálise e Psicoterapias (SOBRAPP), é o interesse em aprofundar-se na Teoria e na Técnica da Psicanálise. Isto é o primordial.

O interessado precisa possuir graduação universitária, sendo mais natural que esse interesse venha a ser despertado em médicos ou psicólogos. Entretanto, a SOBRAPP, por meio de sua Comissão de Ensino, considera a possibilidade do ingresso em seu programa de formação de profissionais de outras áreas.

 

Todos os interessados na formação psicanalítica precisarão fazer análise pessoal. O processo de análise pessoal será iniciado já na fase de inscrição, antes do início dos seminários e perdurará durante a fase do ensino teórico/técnico, bem como, por um período após a conclusão da fase de ensino teórico/técnico. Porque a análise pessoal faz parte do tripé em que a transmissão da psicanálise apóia-se, esta análise deverá acompanhar quase todo o período de formação.

 

Os interessados que estiverem prontos a aceitar esses procedimentos e satisfizerem esses requisitos, sendo aprovados pela Comissão de Ensino, iniciam um programa de formação teórico e clínico que inclui seminários e supervisões individuais e em grupo. A duração desse programa pode ser flexível e varia de acordo com cada pessoa.

 

O interesse de todas as pessoas pela psicanálise e por nossa Sociedade é sempre muito bem-vindo. Caso tenha interesse em obter informações mais detalhadas sobre os procedimentos de inscrição para a seleção (leia os demais tópicos do nosso site, no botão: formação em Psicanálise), teremos prazer em lhe enviar um resumo desses procedimentos e uma ficha de inscrição. Informações mais aprofundadas podem ser obtidas diretamente na Sociedade. 

São esses os pilares que acentuam o perfil teórico/técnico e clínico da formação oferecida pela SOBRAPP, que comporta uma visão teórica pluralista, o que se expressa no amplo leque de aportes que é oferecido ao postulante, tendo Freud como eixo originário ao longo de toda a Formação, também, compõem o currículo outros autores: pioneiros da Psicanálise, tais como: Melanie Klein, Winnicott, Bion, Jung, Lacan e outros diferentes pensadores atuais.

 

A organização da Pesquisa Científica em torno da Formação se rege pelo princípio da integração entre os diferentes níveis de conhecimento e experiência, havendo incentivo ao trabalho conjunto de alunos de todas as etapas da formação, assim como a participação e representação nos variados níveis e departamentos da Sociedade.

 

O participante é estimulado a participar da vida institucional, tanto nas atividades de pesquisas científicas quanto culturais, já que se compreende a formação do psicanalista não somente como um desenvolvimento intelectual, mas, especialmente, como um crescimento emocional. Para atingir este objetivo, toda a Formação busca promover uma abertura às diversas formas de pensamento e ao convívio com as diferenças.

Serviço 3

Em construção...

 

bottom of page